Olá .
Hoje irei falar de atendimento veterinário domiciliar, um segmento na Medicina Veterinária que cresce no país e atrai cada vez mais adeptos, tanto por parte dos proprietários de animais, quantos dos veterinários.
O atendimento domiciliar consiste na visita do veterinário à residência do proprietário afim de evitar o deslocamento do paciente, muita vezes sendo dificultada por fatores como estresse, agressividade, doenças, baixa imunidade, entre outros. Muitas pessoas sem meios próprios de locomoção também tem dificuldades ou até são impossibilitadas de levar o seu pet para o veterinário.
Gatos muitas vezes evitam caixinhas de transporte ou passeios de carro pois geralmente se agitam bastante. Cães de grande porte são difíceis de serem transportados e paciente idosos podem se sentir mal durante passeios se não tiverem costume. Alguns cães e gatos enjoam e vomita dentro do carro devido ao balanço (cinetose)
Com o veterinário atendendo a domicílio, o paciente é atendido em casa, sem estresse, sem prejuízos, sem risco de contrair ou propagar doenças infecto-contagiosas e no conforto da própria residência. A consulta é basicamente a mesma. O paciente é avaliado pelo veterinário da mesma forma que estivesse em uma clínica ou hospital. Na verdade, o paciente fica até mais relaxado, pois se sente seguro. Se necessário for, exames são coletados e medicações são aplicadas dependendo se o animal permitir. Em alguns casos, é indicado fazer esses procedimentos em ambiente ambulatorial.
Cães e gatos filhotes, que necessitam das primeiras doses das vacinas são os mais beneficiados nos atendimentos veterinários domiciliares. Por não apresentarem imunidade suficiente para se protegerem de muitas doenças infecto-contagiosas, eles pode ser infectados em ambientes hospitalares e adoecer. Em casa, os pets pode ser vacinados sem problemas e sem riscos, sendo liberados para passeios após finalizar o esquema vacinal.
Obviamente por motivos de estrutura e equipamento não é indicado tratamento residencial em paciente em urgência e emergência ou que necessitam de alguma procedimento cirúrgico. Pacientes nessas condições devem ser encaminhados rapidamente para o médico-veterinário mais próximo ou de sua confiança.
Portanto, tenha sempre em mente a possibilidade de ter seu animalzinho sendo atendido em casa. Evita o deslocamento, gastos com combustíveis e o trânsito e diminui o receio de alguns pets tem ao sair de casa. Pode ter certeza que eles agradecem.
Dr. Alfredo Magalhães
Médico - Veterinário
CRMV - CE 2273
Visite também :
Facebook : Dr. Alfredo Magalhães
Instagram : @dr.alfredomagalhães
Youtube : Alfredo Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário