Boa tarde pessoal. Hoje irei falar de um assunto que interessa e muito a todos os criadores de animais de estimação: a castração. Nesse post irei falar sobre do que se trata e qual a sua importância para a saúde do seu animal.
A castração (orquiectomia para os machos e ovariosalpingohisterectomia para as fêmeas é a retirada cirúrgica dos orgãos reprodutores dos animais. É o procedimento cirúrgico mais realizado no meio veterinário e com certeza uma das mais importantes.
Nos machos, a retirada dos testículos implica no impedimento reprodutivo direto pois, os testículos sao responsáveis pela produção e armazenamento dos espermatozóides e pela produção da testoterona. O reflexo disso é a falta de libido, a diminuição da agressividade e da demarcação de território através da urina. Algumas vezes, esses últimos comportamentos não melhoram por completo, necessitando de um acompanhamento por um adestrador. A orquiectomia, a longo prazo também diminui as chances do animal apresentar problemas hormonais de origem reprodutiva e alterações na próstata.
Nas fêmeas, a importância é ainda maior. Além do óbvio motivo reprodutivo (gestação indesejada, cios e gestação psicológica) e o controle populacional, impede o aparecimento de afecções reprodutivas como cistos ovarianos, tumores, piometras e diminui as chances do surgimento de nódulos mamários.
Após a castração é comum ouvir do proprietário que o animal "ganhou peso". Isso se deve ao fato da diminuição do metabolismo devido a retirada dos hormônios reprodutivos. Nesses casos, é indicado a administração de rações menos calóricas ou específicas para animais castrados.
Portanto, se você não tem interesse reprodutivo para com o seu animal, castre-o. Você estará se livrando de uma série de problemas que irão aparecer somente na fase adulta/idosa e trazendo maior expectativa e qualidade de vida para seu pet.
Dr. Alfredo Magalhães
CRMV -CE 2273
Médico-Veterinário
Siga também :
Dr. Alfredo Magalhães - Facebook
@dr.alfredomagalhaes -Instagram
Alfredo Magalhães - Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário