terça-feira, 21 de junho de 2016

Gatos - felinos domésticos

Boa tarde.
Hoje irei falar um pouquinho sobre os gatos. Esses felinos entraram de vez no coração, nas casas e nos apartamentos das pessoas e cada vez mais conquistam espaço no mercado pet.

Os gatos são pequenos felinos que podem variar de acordo com a raça, coloração, peso, tamanho e comportamento. O mais importante é lembrar que gatos não são "cachorros pequenos".

Muitas pessoas criam gatos como se fossem cães mas qualquer pesquisa básica mostra necessidades dietéticas, comportamentais e de cuidados totalmentes diferentes.

Gatos são animais que necessitam de atenção. Os cães precisam de atenção e comandos, como se estivessem sempre esperando uma ordem do tutor. O gato, não. Ele vive sua vida de forma independente mas não quer dizer que não goste do seu tutor. Os gatos ensinam uma lição ao humano que é gostar sem precisar possuir, comandar.

Gatos são animais ativos. Quando filhotes, brincam bastantes como se estivessem simulando caçadas, fugas e emboscadas. Tudo fruto da memória ancestral dos seus antepassados que está mais enraizadas nos felinos do que nos cães. Gatos são capazes de viver na natureza caçando pequenas aves e répteis. E não muito incomum, presenteiam seus tutores com seus "prêmios" para agradecer a moradia.

Gatos cuidam da sua própria higiene. Se lambem e retiram pêlos mortos e pequenos parasitas e sujidades. Banhos para eles são desnecessários mas algumas vezes se torna conveniente. Escovação é importante, principalmente em animais de pêlos mais longos para prevenção de tricobenzoares (bolas de pêlos no estômago).

Possuem dentes afiados e garras retráteis. Ou seja, elas saem apenas quando necessários e são usadas nas caçadas e para escaladas. Costumam desgastar-las ou afiá-las em árvores ou troncos mas podem usar o seu sofá para isso. Procure ter sempre um arranhador próprio para o seu bichano.

Felinos são bastante higiênicos em relação aos seus excrementos. Preferem enterrar na areia do que deixá-lo ao ar livre. Isso torna necessário o uso da caixinha e da areia higiênica em residências que não tenha espaço externo. A areia higiênica deve ser trocada sempre que necessário.

Alguns gatos tem por costume, o hábito de se alimentar a noite enquanto passam o dia dormindo. A quantidade, a frequência e o tipo de alimentação devem ser respeitadas e orientadas pelo médico-veterinário. Diminuir as horas de sono ou alterar o seu local de descanso pode deixar o bichano estressado.

Essas observações e outras mais valem como orientações gerais em relação a criação de gatos. As pessoas que se dispõem a cuidar de gatos logo percebem que cada animal tem as suas particularidades e devem ser respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário