domingo, 22 de maio de 2016

Gostaria de dedicar o meu post de hoje aos animais. Sou médico-veterinário, amo o que faço, por isso ao invés de passar informações sobre materiais técnicos para outros veterinários, prefiro dedicar aos proprietários de cães e gatos.

Hoje irei falar especificamente das primeiras  vacinas. Os filhotes felinos e caninos, assim como oso bebês precisam ser vacinados. Dessas forma, estarão protegidos como uma gama de doenças virais e bacterianas que podem ser muita vezes fatais.

Os proprietários muitas vezes relegam essas vacinas, atrasam ou preferem dar vacinas realizadas por pessoas que não são médico-veterinários. Todas essas formas implicam na falha vacinal e na falta de proteção do animal. Além disso, pessoas não autorizadas a vacinar animais estão sendo falsos profissionais e isso é crime.

O filhote canino deve ser vacinado com a vacina óctupla ou déctupla ao completar os 45 dias de vida. Após 21 a 28 dias repete a segunda e depois desse mesmo período, a terceira dose. Somente então ele pode entrar em contato com outros animais e passear na rua. Anualmente, o paciente recebe um reforço até o fim da vida dele.

Os filhotes felinos podem receber a primeira dose da vacina tríplice ou quádrupla com 60 dias e depois de um mês, a segunda dose. Então, todo ano recebe-se uma dose de reforço até o fim da vida.

Existem outras vacinas que poderão ser dadas aos seus animais no decorrer da vida dele e que serão abordadas em outros posts. Consulte sempre seu veterinário sobre a escolha e a necessidade de cada uma delas.

Espero que tenham gostado e que esse post possa ter sido útil de alguma forma. Até mais.

Instagran : @dr.alfredomagalhaes
Facebook : Dr. Alfredo Magalhães
Email        : alfredo_mg182@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário